Olá, pessoal !
Nesta lição, nós veremos um pouco sobre a técnica de ligados. Quando bem usada ela pode ajudar a executar frases em andamentos mais acelerados no braço da guitarra. Desta forma é possível diminuir a dificuldade de aplicação da palhetada alternada e do sweeping picking, já que os esforços – principalmente (e não somente) – serão concentrados na mão da escala.
O nome ligado é proveniente dos movimento realizado e da açao de ligar as notas. Essa técnica é uma das mais usadas na guitarra. Muitos guitarristas preferem dividir o estudo do ligado em duas partes: hammer-on (martelada) e pull-off (puxada).
Saiba que esta não é uma técnica exclusiva para a guitarra, ou seja, ela pode ser executada em outros instrumentos de corda. Se você encontra dificuldades com a prática da técnica de ligado lembre-se que os dedos vão ‘aprender a tornar qualquer coisa fácil uma, vez que eles passarem pelos movimentos básicos tempo suficiente’. Então, vamos praticar!
A seguir alguns exemplos de exercícios utlizando o ligado:
No exemplo 1.1, nós veremos o ligado sendo utilizado sobre A eólio ou também Am. Vamos descer nas notas do braço e iremos palhetar a primeira nota de cada corda. Busque sempre pela intensidade de volume no som produzido.
Exemplo 1.1:
No exemplo 1.2, a situação é a mesma do exemplo anterior, inclusive a questão da palhetada. Porém, desta vez subiremos pelas notas no braço da guitarra.
Exemplo 1.2:
No exemplo 1.3, nós pegaremos um trecho utilizando duas partes adjacentes do modo (ou escala Am) que abordamos no exemplo 1. O ligado será feito com o auxílio do slide. Este exercício é todo feito na mesma corda, mas pode ser aplicado nas demais.
Exemplo 1.3:
Dicas importantes:
- Faça exercícios de aquecimento (de mãos e dedos) regularmente;
- Estes exercícios quando bem treinados, possibilitam um ganho na velocidade de execução;
- Em caso de dor, pare e retome aos treinos somente quando sentir melhora;
- Busque sempre pela intensidade de volume no som produzido.
Assista a seguir ao vídeo com a execução dos exemplos de exercícios de ligados propostos nesta lição:
Nenhum comentário:
Postar um comentário